Talita Tibola

é psicóloga, formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestre em Educação – Filosofia da Diferença e Educação (bolsista CNPq) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).Doutora em Psicologia – Estudos da Subjetividade/Subjetividade, Política e Exclusão Social (bolsista CAPES/REUNI) pela Universidade Federal Fluminense (2014). Realizou estágio doutoral no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Bologna – Alma Mater Studiorum (2013).

Atualmente é pesquisadora CAPES/PNPD na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora associada do Laboratório de Design e Antropologia (Esdi/UERJ) e dos grupos de pesquisa PesquisarCOM – ligado ao grupo Entre_Redes: Interfaces entre Psicologia e Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – e Design para humanização da saúde pública (Esdi/Policlínica Piquet Carneiro/UERJ). Neste último coordenou, de 2016 a 2018, o projeto de Mapeamento da Acessibilidade na Policlínica Piquet Carneiro/UERJ e é pesquisadora associada do Projeto de Sinalização na mesma instituição.

Tem interesse na interseção da psicologia com outras disciplinas tanto no que se refere aos dispositivos clínicos como de pesquisa e intervenção e tem pesquisado atualmente a sua relação com o design na criação de metodologias para mediação de conversas em grupos e comunidades para a produção de tomadas de decisões, criações de possibilidades e diagnósticos e coletivos.

Tem como principais temas de pesquisa: produção de subjetividade, transformações da/na cidade e métodos de pesquisa e intervenção.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1728218235624717
Artigos: https://uerj.academia.edu/TalitaTibola
Contato: talita.tt@gmail.com

Pós-doutorado: Dispositivos de conversa como pesquisa-intervenção: encontros entre psicologia e design

Início: 2015
Final: –