Coordenadoras

Zoy Anastassakis

Bacharel em Design (1999) pela Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Mestre (2007) e Doutora (2011) em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN/UFRJ). Professora Adjunta da ESDI/UERJ, onde coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Há mais vinte anos, atua como profissional de design, nas áreas de comunicação visual, videografismo, cenografia e direção de arte. Colaborou em diversos projetos de pesquisa antropológica aplicada a projetos de design. Tem ampla experiência em consultoria de design estratégico para inovação, atendendo a grandes empresas, nos âmbitos nacional e internacional. Nos dez  últimos anos, se dedica integralmente ao ensino e à pesquisa na universidade. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora convidada da Especialização em Design Estratégico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, RS). Foi Delegada Setorial, pela Região Sudeste, no Colegiado de Design do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Em 2012, sua tese de doutorado recebeu o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, SP, na categoria “Melhor Trabalho Escrito Não-Publicado”. Em 2014, esse trabalho foi publicado pela Lamparina Editora, com o título “Triunfos e impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil”. Além do livro, tem diversos artigos publicados em periódicos e coletâneas em âmbito nacional e internacional. Entre 2016 e 2018, foi diretora da ESDI/UERJ. É pesquisadora associada à Research Network for Design Anthropology, com sede na Dinamarca. Em 2018, foi pesquisadora convidada do Projeto “Knowing from the Inside: Anthropology, Art, Architecture and Design”, coordenado por Tim Ingold no Departamento de Antropologia da Universidade de Aberdeen, Escócia. Em 2019, iniciou uma pesquisa de pós-doutorado junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), em Lisboa, Portugal.

Orientações
Dissertações concluídas: Camila Rodrigues (coorientação), Elisa Kuschnir (coorientação), Lorena Otero (coorientação), Lara Paes, Marina Sirito, Imaíra Portela, Juliana Paolucci, Priscilla Alves de Moura
Mestrados em andamento: Pedro Themoteo, Roberta Guizan, Ilana Tschiptschin (coorientação/Bauhaus, Dessau)
Teses concluídas: Maria Cristina Ibarra
Doutorados em andamento: Cássia Mota, Bibiana Serpa, Paula Camargo, Ilana Paterman, Caio Calafate, Clara Meliande

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0380927414270252
Artigos: http://uerj.academia.edu/ZoyAnastassakis
Contato: zoy1974@gmail.com

Barbara Peccei Szaniecki

É designer com graduação em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs (1994), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Design pela Pontifícia Universidade Católica. Na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado intitulada “tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea” e se tornou Professora Adjunta. Tem ampla experiência profissional na área de design gráfico desenvolvida em projetos para editoras, gravadoras, centros culturais, universidades e movimentos sociais. Atualmente é co-editora das revistas Arcos Design (PPDEsdi/UERJ), Lugar Comum (estudos de mídia, comunicação e cultura) e a francesa Multitudes (revista de política, arte e filosofia). É autora dos livros Estética da Multidão (Civilização Brasileira, 2007) e Disforme Contemporâneo e Design Encarnado: Outros Monstros Possíveis (Annablume, 2016). É organizadora, com Giuseppe Cocco, dos livros Creative Capitalism, Multitudinous Creativity (Lexington, 2015) e Hélio Oiticica, para além dos mitos (SMC Rio de Janeiro, 2016).
Na ESDI/UERJ, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design (PPDESDI) e, vinculada à Linha de “Teoria, Informação, Sociedade e História” e é pesquisadora do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA/ESDI/UERJ. Mantém-se contudo colaboradora do Laboratório Território e Comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ (LABTeC/ECO/UFRJ). Suas pesquisas tiveram ênfase nas relações entre desenho gráfico (em particular do cartaz) e conceitos políticos como multidão, poder e potência, manifestação e representação tendo a cidade o seu foco de observação e análise. A partir de experiências de desenvolvimento de projetos de design em comunidades entre outros territórios e de pesquisas com parcerias locais, vem desenvolvendo tecnologias sociais de design baseadas em metodologias com forte amparo na visualidade.

Orientações
Dissertações concluídas: Tonia Matosinhos, Liana Ventura, Philippe Leon Anastassakis e Aline Miguel
Mestrados em andamento: Flavia Secioso, Marco Aurelio de Azevedo Fernandes, Victor Silva
Doutorados em andamento: Mariana Costard, Diego Costa, Camille Moraes, Pedro Biz, Nilmar Figueiredo, Marina Sirito
Pós-doc: Talita Tibola, Olavo Bessa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9307176374038765
Artigos: http://uerj.academia.edu/Barbaraszaniecki
Contato: szanieckibarbara@gmail.com

Pesquisadores