Sobre o Seminário Entremeios 2020

Desnorteando o Design

Andávamos um tanto fora do eixo, quase sem chão sob os pés e quase sem céu sobre as cabeças, quando um ser infinitesimal veio perturbar ainda mais nossas vidas nessa terra.  Nessa Terra, que é fogo, terra, água e ar. Nessa Terra onde desenhamos linhas, paralelos e meridianos que seguimos para caminhar, navegar e até voar, sempre mais longe; mas também linhas que delimitam hemisférios e demarcam fronteiras entre continentes, países e cidades. Linhas tão imaginárias quanto reais, pois que, ao se materializar, mais afastam do que aproximam.

Essas linhas, por sua vez, impõem marcas a pensamentos e práticas e, em particular, ao design. Passamos a tudo dividir entre cultura e natureza, forma e matéria, mente e mão, real e imaginário, isto ou aquilo. O mundo se torna um mundo pouco aberto a diálogos potentes que abranjam o dissenso e abracem as diferenças. A emergência local de um ser que não se vê nos põe diante da urgência global de repensar essas divisões e, sobretudo, possíveis articulações e agenciamentos, novas coordenadas e conjunções, outros parâmetros e paradigmas.

E ousamos, também, enrolar e desenrolar todos os fios do novelo: não se trata de relativizar fatos e versões, e sim de reinventar as relações entre história, ficções e fabulações, buscando uma abertura à multiversidade de visões e, sobretudo, à percepção de que vivemos num emaranhado de temporalidades. Passado, presente e futuro não estão necessariamente alinhados e, portanto, situar-se espacial e temporalmente hoje implica captar o sentido do momento para ser, estar, atuar no mundo, nos mundos.

A sétima edição do Seminário Entremeios propõe o tema “Desnorteando o design”, ousando dobrar e desdobrar todos os mapas. Não apenas decolonizar as relações entre Norte e Sul em suas múltiplas dimensões – desde as geopolíticas às socioculturais – como, também, reconfigurar aquelas entre os pólos do nosso próprio corpo – cabeça e pés, descobrindo os pés da cabeça e os Suis do Norte, entre muitos outros modos de sulizar. Sulizar para além das fronteiras que demarcam o chão e disciplinam as cabeças. 

Como vai funcionar?


Cada um desses encontros se organiza em torno de eixos – AR, respirar; FOGO, transformar; ÁGUA, fluir; TERRA, aterrar – articulados com o tema principal: Desnorteando o design. Esses eixos, pensados coletivamente, serão pontos de partida para uma construção de tramas abertas entre participantes que queiram trazer contribuições. 

Convidamos quem quiser a se juntar na sala do zoom e trazer uma coisa: um livro, uma imagem, uma provocação, um parágrafo, um som, um objeto, uma contribuição para colocar na roda. Uma vez na sala, cada participante apresenta o que trouxe, em até três minutos. Quem quiser, pode também participar como ouvinte. O link para participação nas atividades será enviado por email para aqueles que se inscreveram através do formulário: 

Data

09, 16, 23 e 30 de novembro,  das 14h30 às 17h30

Local
Online – divulgação do link apenas para inscritos (ouvintes ou participantes)

Parceria
Centro Carioca de Design (ccd)

Quem construiu?

Entremeios é um seminário realizado desde 2014 pelo Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) da ESDI/UERJ. Esta edição está sendo formulada e realizada em conjunto com os laboratórios e instituições parceiras do LaDA: Centro Carioca de Design; Design e Opressão (UFPA, UFRJ, ESDI/UERJ, PUC-PR e UTFPR); Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC-IPPUR/UFRJ); Laboratório de Design e Educação (DesEduca Lab – Esdi/UERJ); Núcleo de Pesquisas em Inovação, Design e Antropologia (Nida/UFMA); Sentipensantes (UFPE).